Nesta aula, o professor começou por abordar o facto de nenhum manual escolar estar de acordo com os níveis de escolaridade segundo as Aprendizagens Essenciais (AE) e ainda se relembrou o facto de cada vez que se muda de Governo mudam os programas.
Passámos de seguida para observação das Aprendizagens Essenciais de Geografia A (10º ano), em que o professor salientou a questão do conhecimento do território, da identidade espacial de Portugal e a questão da cidadania na Geografia. O professor fez ainda um aparte sobre após a entrada de Portugal para a UE em 1986, começou a ser debatida e foi aprovada uma reforma nos programas de Geografia em que se estuda mais a Europa e menos o nosso país em que o objetivo era que os portugueses se sentissem mais europeus. Voltando às AE do 10º ano de Geografia A, estas contêm 3 grandes áreas de desenvolvimento: analisar questões geograficamente relevantes do espaço português; problematizar e debater as inter-relações no território português e com outros espaços; e comunicar e participar - o conhecimento e o saber fazer no domínio da Geografia e participar em projetos multidisciplinares de articulação do saber geográfico com outros saberes. Estas áreas de competência, são a meu ver, boas para que os alunos possam em sala de aula desenvolver essas capacidades e se tornem mais ativos e participativos de forma crítica e consciente.
De seguida, no mesmo documento, articulado com o Perfil dos Alunos o professor salientou nos Exemplos do Contributo da Educação Geográfica para as Áreas de Competência o recolher/tratar/interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados no que toca aos princípios da Informação e Comunicação; no Pensamento Crítico e Criativo o investigar problemas ambientais e sociais (a problemática ambiental que tem para mim cada vez maior importância); e no Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, o realizar projetos, identificando problemas e colocando questões-chave. Passámos então para a Operacionalização das Aprendizagens Essenciais, divididas em Organizador (tema), Conhecimentos/Capacidades/Atitudes (o aluno deve ficar capaz de), Ações Estratégicas de Ensino Orientada Para o Perfil dos Alunos (exemplos de ações a desenvolver) e Descritores do Perfil dos Alunos. Nas ações estratégicas o professor destacou a manipulação de diversos tipos de suporte gráfico e cartográfico, participar em debates/simulações, analisar textos com diferentes pontos de vista e ainda analisar factos, teorias e/ou situações, mas que acha difícil que as escolas consigam implementar estas estratégias. Vimos ainda os conteúdos em que estavam presentes os conceitos, temas e subtemas.
Depois falou-se por alto do Programa de Geografia A homologado em 2001, do qual destaco no ponto 2 - objetivos gerais/competências - que era o que o programa pretendia alcançar e em que se utilizavam os conteúdos geográficos constituindo esses objetivos. Retomámos, para terminar, a questão das Aprendizagens Essenciais no 12º ano com Geografia C, em que o professor destacou ser muito sobre a Globalização. As AE dão enfoque às dimensões global e local, a sociedade que valoriza a democracia e ainda a tomada de decisões adequadas aos problemas que a sociedade enfrenta.
O sumário desta aula traduziu-se em: As Aprendizagens Essenciais (AE) valorizam as competências, mas atendem igualmente à definição dos conteúdos. A difícil concretização na sala de aula das AE.
![]() |
| Aprendizagens Essenciais (AE) |

Comentários
Enviar um comentário