Nesta aula começámos por abordar a diferença entre o pedocentrismo e o magistercentrismo. O pedocentrismo vem de pedo (criança) e traduz-se no ensino centrado na criança, já o magistercentrismo é o ensino baseado no professor. Falámos ainda da pedagogia se traduzir na "filosofia" da educação e a didática ser os programas, manuais e estratégias para a implementar, ou seja, é a sua prática. O professor fez ainda um pequeno comentário sobre os trabalhos de grupo lançados na aula anterior.
Em seguida, discutiu-se a os 3 domínios da aprendizagem na escola inglesa (atitudes, capacidades e conhecimento) e na escola francesa (saber ser, saber fazer e o saber) e ainda o livro orientador da didática, arte de ensinar tudo a todos, o Didática Magna de Juan Amós Coménio. Este autor, que nasceu em 1592 na República Checa e morreu a 1670, foi um bispo da igreja protestante que apareceu numa altura de cisão da igreja em que era preciso, na altura, converter um grande número de pessoas. Foi ainda referido que os atuais manuais escolares sucedem os catecismos.
No fim da aula, o professor pediu-nos para escrever o sumário em conjunto, e a meu ver bem, uma vez que depois de discutidos os temas na aula conseguimos fazer o sumário com tudo o que foi efetivamente abordado e se fosse no início da aula, dependendo da dinâmica da mesma, poderia não dar para falar sobre tudo o que foi escrito no mesmo. No futuro, quando for professor será uma estratégia a ter em conta para utilizar na sala de aula.
O sumário concretizou-se nas diferenças entre o pedocentrismo e o magistercentrismo, os domínios da aprendizagem (escola inglesa e francesa), breve comentário ao trabalho de grupo das notícias sobre a pandemia e ainda Coménio, o bispo protestante e pai da didática.


Comentários
Enviar um comentário