ENSINO DA GEOGRAFIA - PARTE II

    Nesta quarta aula, o professor começou por explicar a estrutura das recensões, a data e o tempo de apresentação das mesmas. Falou também de Silva Teles, que foi o primeiro professor de Geografia na Universidade.
    Depois de todos os grupos terem desenvolvido os seus parágrafos como tarefa lançada pelo professor na aula anterior, com isso o professor elaborou os tópicos, e a meu ver bastante bem escolhidos e pertinentes, em que consiste efetivamente o ensino da Geografia:
  • Observar, descrever/conhecer e interpretar os fenómenos físicos e humanos à superfície terrestre;
  • Compreender o mundo em que vivemos, as suas dinâmicas;
  • Promover a identificação, empatia dos jovens com o mundo em que habitam, a diferentes escalas;
  • Responder às questões geográficas - onde? o quê? porquê?;
  • Estimular a pesquisa por parte dos alunos, em particular a observação;
  • Estimular o interesse e a caridade pelo mundo;
  • Desenvolver uma consciência de multi e interculturalidade;
  • Desenvolver príncipios éticos, sociais, ... ;
  • Construir um mundo mais justo;
  • Promover a compreensão internacional;
  • Desenvolver o pensamento crítico/ de uma leitura crítica - "ver para além do olhar";
  • Desenvolvimento da intervenção em diferentes escalas, cidadania responsável/reflexiva/participativa;
  • Desenvolver as preocupações ambientais e de sustentabilidade;
  • Preparar para a vida quotidiana;
    Falou-se ainda, durante a apresentação destes tópicos, que as escalas abordadas no ensino da Geografia em Portugal são a mundial, europeia e nacional e ainda nas regiões autónomas da Madeira e Açores são abordadas as escalas municipais e de freguesias. Foi ainda referido que o professor de Geografia não deve ser neutro e que todas as pessoas devem ter condições de vida mínimas. A meu ver, isto é um ponto muito importante, pois o professor de Geografia tem um papel acrescido na sociedade e tem o poder de identificar os seus problemas e lutar contra as desigualdades e injustiças que acontecem um pouco por todo o mundo.
    O sumário da aula, desta vez, ficou marcado por ser uma pergunta: Deve ou não o professor de Geografia denunciar injustiças no mundo? A resposta é clara, SIM, DEVE!

Ensino da Geografia



  

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