Nesta quarta aula, o professor começou por explicar a estrutura das recensões, a data e o tempo de apresentação das mesmas. Falou também de Silva Teles, que foi o primeiro professor de Geografia na Universidade.
Depois de todos os grupos terem desenvolvido os seus parágrafos como tarefa lançada pelo professor na aula anterior, com isso o professor elaborou os tópicos, e a meu ver bastante bem escolhidos e pertinentes, em que consiste efetivamente o ensino da Geografia:
- Observar, descrever/conhecer e interpretar os fenómenos físicos e humanos à superfície terrestre;
- Compreender o mundo em que vivemos, as suas dinâmicas;
- Promover a identificação, empatia dos jovens com o mundo em que habitam, a diferentes escalas;
- Responder às questões geográficas - onde? o quê? porquê?;
- Estimular a pesquisa por parte dos alunos, em particular a observação;
- Estimular o interesse e a caridade pelo mundo;
- Desenvolver uma consciência de multi e interculturalidade;
- Desenvolver príncipios éticos, sociais, ... ;
- Construir um mundo mais justo;
- Promover a compreensão internacional;
- Desenvolver o pensamento crítico/ de uma leitura crítica - "ver para além do olhar";
- Desenvolvimento da intervenção em diferentes escalas, cidadania responsável/reflexiva/participativa;
- Desenvolver as preocupações ambientais e de sustentabilidade;
- Preparar para a vida quotidiana;
O sumário da aula, desta vez, ficou marcado por ser uma pergunta: Deve ou não o professor de Geografia denunciar injustiças no mundo? A resposta é clara, SIM, DEVE!

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