ENSINO DA GEOGRAFIA - PARTE I

    Na terceira aula, o professor começou por questionar sobre a nossa presença no Encontro de Ensino em Geografia promovido pela Universidade do Porto e disse-nos no que consistia o mesmo.

    Em seguida, continuamos com o que demos na aula anterior sobre a questão dos primórdios da didática que surge com Juan Amós Coménio. Nisto, falou-se que didática tem uma palavra próxima na língua portuguesa que é a palavra dia, tendo o sentido de atravessar, o mesmo que o de didática que é chegar a todos. Aqui o professor ainda apresentou a definição de Didática da Isabel Alarcão que se traduz em "estudar a forma como os alunos constroem o conhecimento e o papel do professor e dos auxiliares de ensino nessa construção"

    Continuando com os conceitos, o professor perguntou quais as diferenças/semelhanças entre geografia e educação geográfica. A primeira é a ciência que estuda a terra, a segunda é uma formação em geografia que todos devem adquirir independentemente do seu percurso pessoal e escolar. O professor apresentou também o conceito de cidadania territorial, desenvolvido pelo mesmo e do meu ponto de vista certo, que se caracteriza pela "participação responsável nas tomadas de decisão sobre os problemas comunitários de base espacial"

    Depois de abordados estes conceitos, o professor deixou uma questão no ar para nós escrevermos uma resposta com o que achávamos. A pergunta era porquê/para quê é que serve o ensino da Geografia?. A minha resposta no momento foi que deveria mostrar aos alunos como olhar de forma crítica para o mundo que nos rodeia e construir pontes para atravessá-lo.

    O professor no fim pediu que nos juntássemos em grupos para desenvolver um parágrafo com a junção de todas as ideias apresentadas de para que serve o ensino da Geografia. 

    Em conjunto com os meus colegas Carlos e Pedro Rafael chegámos ao que achamos ser o ensino da Geografia:

  • O Ensino da Geografia a partir dos conteúdos leccionados nas escolas, é essencial na educação e formação de futuros cidadãos. Além de transmitir conhecimentos sobre conceitos e conteúdos geográficos úteis para o percurso futuro do aluno, esta disciplina é fundamental na transmissão de princípios éticos, sociais e sustentáveis. Por último, é impossível dissociar o valor formativo da geografia com a sua participação na criação de cidadãos reflexivos, autónomos e com uma atitude crítica sobre o território às suas mais diversas escalas.

    O sumário desta aula traduz-se na Educação Geográfica, Cidadania Territorial e levantamento de ideias prévias sobre o valor formativo da Educação Geográfica.

Ensino da Geografia


Comentários