Na 3ª e última sessão de apresentações dos textos, começou a Sara Bernardino com o texto “The Role of Geography Education for Global Understanding” de Michael Solem e Zhou Weiguo, depois a colega Esmeralda falou sobre “A ecocidadania no ensino da geografia e na educação ambiental: assumindo novos papéis e reconstruindo a trajetória da escola” de Lucas Botêlho e Francisco Silva dos Santos e em seguida a Eduarda abordou “A utilização dos meios de comunicação no Ensino da Geografia”Cláudia Souza e Antônia Queiroz designado. Após esta última, falou o Leandro sobre o artigo “Spatial citizenship in geography/social studies teacher education” de Eui-kyung Shin, o João Canelas abordou “A geograficidade do quotidiano como categoria científico-didática para ensinar e aprender na escola” de Adriana Maria Andreis, o Carlos Silva apresentou o texto “Geografia Escolar: Orientação Teórica e Praxis Didática” de Herculano Cachinho. Por fim a Mariana com o artigo “Cómo enseñar geografía en educación básica?” de Pilar Benejam Arguimbau deu por terminado esta ronda de apresentações, a meu ver, riquíssimas em conteúdo e na minha formação e da restante turma.
O artigo que eu destaco é o da apresentação do colega Carlos Silva “Geografia Escolar: Orientação Teórica e Praxis Didática” de Herculano Cachinho em que destacam os problemas e desafios que se colocam à Geografia num contexto educacional, procurando assim responder a três questões essenciais: Que geografia ensinar? Como ensinar a geografia? Qual o propósito do ensino da geografia?. Observei ainda nesta apresentação que o autor diz ser necessário rever as conceções de ensino e os procedimentos tradicionais que orientam a aprendizagem, de modo a realçar o interesse e a importância da geografia na vida dos alunos e também que o papel do ensino da geografia tem que passar por conceder particular realce à resolução de problemas e à tomada de decisões proporcionando aos jovens uma atitude reflexiva e crítica do mundo que os rodeia.
Depois de focar o que disse em cima em relação à resolução de problemas, aliada à questão de, na minha apresentação, uma das questões principais ser a utilização de métodos práticos e na sessão anterior ter destacado as GeoCapabilities, chego à conclusão de que estas todas juntas fazem com que o jovem se mostre mais desperto e mais capacitado para resolver os desafios que surgem no seu dia a dia. Torna-o ainda num ser mais interessado pelo que o rodeia, mas também na própria aprendizagem da disciplina de Geografia, fazendo com que esteja mais evolvido com esta e a própria seja mais estimulante e desafiante.
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| Resolução de problemas |

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