O DIA DA APRESENTAÇÃO

    Nesta sessão, o professor começou por dar dicas de como melhorar o blogue de cada um. Depois, passou-se para as apresentações dos textos que os alunos leram para fazer a reflexão crítica. 

    Começou por apresentar o colega Rogério Santos com o texto de David Lambert "Geography, Capabilities, and the Educated Person", depois a Jesilene Soares com o texto de Rosalvo Carneiro "Contemporary challenges of teaching education: communicative competence and universal Geographics principles" e a seguir foi apresentado o texto de Cristina Peixinho pela colega Laís Mata intitulado "Educar para o desenvolvimento: Os contributos da Geografia.

    Depois dos colegas apresentarem foi a minha vez, em que apresentei o texto "A Geografia Como Um Estudo Social – O Seu Significado Para a Competência Cívica”de Stephen J.Thornton, autor australiano e professor de Educação em Estudos Sociais na Universidade de Tampa, na Florida. Este artigo encontra-se no segundo capítulo do livro “Educação Para a Cidadania Espacial – Cidadania através da Geografia” editado por Euikyung E. Shin e Sarah Witham Bednarz no ano de 2019.

    Deste artigo, apresentei como ideias principais: 

  • A ligação da Geografia à Educação para a Cidadania surge como construção da identidade nacional america e essa ligação da Geografia Física à vida das pessoas mudou o paradigma no currículo americano;
  • Geógrafos e professores de Geografia mostraram grande passividade e acomodação na luta da Geografia no Currículo das Ciências Sociais;.
  • A investigação Geográfica ativa como a solução (métodos práticos) através de observação direta e experimentação e daí as relações geográficas serem a chave para compreender o mundo em geral; 
  • O Trabalho cartográfico tem um papel importante na integração da Geografia nas outras Ciências Sociais e no Currículo; 
  • Os professores apresentam uma má preparação;
  • E existem poucos movimentos para a união de disciplinas e a parte pedagógica.
    
    E como comentários/reflexões finais:

  • As Ciências Sociais contribuem para desenvolver a competência cívica.
  • Os Geógrafos e os professores de Geografia têm culpa na falta de expressão da Geografia nos currículos de estudos sociais.
  • A Geografia pode ser ensinada para a Competência Cívica, através de métodos práticos.
  • A utilização destes métodos é esporádica e só acontece com alguns professores.
  • É preciso uma formação mais articulada aos futuros professores.
  • Geógrafos e os professores devem empenhar-se mais na defesa da Geografia nos currículos.

Após estas apresentações, faz-me crer que  existem pontos em comum como é o caso da má preparação dos professores e a importância da disciplina de Geografia estar inserida no campo das Ciências Sociais, o que favorece os jovens que a aprendem para que tenham uma visão mais real e crítica do mundo que os rodeia e poderem enfrentar os desafios que surgem.

O sumário desta aula foi: O Blogue deve ter reflexões pessoais. A Educação Geográfica deve ser uma disciplina de Cidadania enquadrada nas Ciências Sociais.

A Geografia Como Estudo Social
A Geografia Como Um Estudo Social de Stephen J.Thorton



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