Nesta sessão, o professor começou por dar dicas de como melhorar o blogue de cada um. Depois, passou-se para as apresentações dos textos que os alunos leram para fazer a reflexão crítica.
Começou por apresentar o colega Rogério Santos com o texto de David Lambert "Geography, Capabilities, and the Educated Person", depois a Jesilene Soares com o texto de Rosalvo Carneiro "Contemporary challenges of teaching education: communicative competence and universal Geographics principles" e a seguir foi apresentado o texto de Cristina Peixinho pela colega Laís Mata intitulado "Educar para o desenvolvimento: Os contributos da Geografia.
Depois dos colegas apresentarem foi a minha vez, em que apresentei o texto "A Geografia Como Um Estudo Social – O Seu Significado Para a Competência Cívica”de Stephen J.Thornton, autor australiano e professor de Educação em Estudos Sociais na Universidade de Tampa, na Florida. Este artigo encontra-se no segundo capítulo do livro “Educação Para a Cidadania Espacial – Cidadania através da Geografia” editado por Euikyung E. Shin e Sarah Witham Bednarz no ano de 2019.
Deste artigo, apresentei como ideias principais:
- A ligação da Geografia à Educação para a Cidadania surge como construção da identidade nacional america e essa ligação da Geografia Física à vida das pessoas mudou o paradigma no currículo americano;
- Geógrafos e professores de Geografia mostraram grande passividade e acomodação na luta da Geografia no Currículo das Ciências Sociais;.
- A investigação Geográfica ativa como a solução (métodos práticos) através de observação direta e experimentação e daí as relações geográficas serem a chave para compreender o mundo em geral;
- O Trabalho cartográfico tem um papel importante na integração da Geografia nas outras Ciências Sociais e no Currículo;
- Os professores apresentam uma má preparação;
- E existem poucos movimentos para a união de disciplinas e a parte pedagógica.
- As Ciências Sociais contribuem para desenvolver a competência cívica.
- Os Geógrafos e os professores de Geografia têm culpa na falta de expressão da Geografia nos currículos de estudos sociais.
- A Geografia pode ser ensinada para a Competência Cívica, através de métodos práticos.
- A utilização destes métodos é esporádica e só acontece com alguns professores.
- É preciso uma formação mais articulada aos futuros professores.
- Geógrafos e os professores devem empenhar-se mais na defesa da Geografia nos currículos.

Comentários
Enviar um comentário