AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

    Nesta aula, começámos por falar com o professor sobre as escolas e os orientadores dos nossos estágios para o próximo semestre em IPP1.

    Depois disto, passámos à estruturação da entrevista que temos de fazer para o trabalho prático em grupo. Aqui o professor indicou-nos quais as melhores maneiras de começar a entrevista, por exemplo com perguntas sobre o percurso/identificação do professor, fazendo com que o mesmo se sinta mais à vontade para numa fase posterior da entrevista responder a perguntas que possam ser mais desconfortáveis. Nessa segunda fase da entrevista, o professor também nos exemplificou várias questões a abordar os professores entrevistados, sendo elas perguntas sobre os manuais,  alunos, estratégias, pandemia, entre outras. 

    O restante da aula, foi para falarmos das Aprendizagens Essenciais, estas que foram aprovadas  e publicadas no Verão de 2018 (Agosto), mas o governo decretou que não era obrigatória a mudança dos manuais escolares estando estes, atualmente, muitas vezes desencontrados das próprias Aprendizagens Essenciais. Estas Aprendizagens foram postas em prática, pela 1ª vez, no ano letivo de 2018/2019 na mudança de ciclos de estudo, ou seja, nos respetivos 7º e 10º ano.

    O professor abordou ainda a questão dos programas passarem por vários níveis, isto é, cada vez que muda de Governo, as coisas mudam. Por exemplo, com o Governo do PSD em 2013 aprovaram-se as metas curriculares no 3º ciclo (nunca foram construídas para o secundário em Geografia) que eram listas bastante extensas de conteúdo, e, atualmente, com um Governo PS, os programas passaram a ser Aprendizagens Essenciais com uma componente maior para as competências. Entre 2001 e 2013, também existiram mais mudanças nos programas com as sucessivas mudanças de Governo. Isto, a meu ver, faz com que não exista uma estabilidade no Ensino português, uma vez que os decisores políticos querem sempre deixar a sua marca, mas não pensam que essa marca pode pôr em cheque os jovens estudantes, os próprios professores e as escolas que volta e meia têm de se adaptar a uma nova realidade e isso na minha opinião não é benéfico para ninguém acabando a Educação por ser uma refém da política.

    Com esta questão de estar em vigor as Aprendizagens Essenciais, falámos ainda de que os professores ao se guiarem e lecionarem pelos manuais escolares, que não concordam com os programas atuais, e ao tentarem cumpri-los, acabam assim por negligenciar as próprias Aprendizagens Essenciais.

O sumário desta aula foi: Como entrevistar os professores de Geografia. Percursos contemporâneos da Educação Geográfica. Os atuais manuais não estão de acordo com as Aprendizagens Essenciais.

Aprendizagens Essenciais
Aprendizagens Essenciais



Comentários