OS VÁRIOS TIPOS DE CONHECIMENTO SEGUNDO B.MÉRENNE SCHOUMAKER

    Nesta sessão, mista, em que alguns alunos estavam na sala de aula e outros via Zoom, retomámos o texto de B.Mérenne Schoumaker em que começámos por abordar a diferença entre os conceitos de Geografia (Ciência Geográfica e formação de Geógrafos) e Educação Geográfica (aprendizagens em Geografia que todos devem possuir). 
    Passámos para as questões que a Educação Geográfica deve responder, das quais se destaca a pergunta "O que fazer?" que procura soluções para esta mesma educação geográfica. O professor referiu ainda que a pergunta "Onde?" é uma pergunta sacrossanta e que o professor deve ter sempre mapas, uma vez que é importante a localização e a percepção do espaço. Depois disto, observámos o Esquema do Método Científico Aplicado à Educação Geográfica em que o mesmo peca pela leitura académica e a experiência do professor diz que não acontece muito assim e a realidade nas escolas é diferente.  
    No texto da autora, e discutido em sala de aula, falámos da Nova Metodologia Para O Estudo De Factos e Conjuntos Espaciais em que o ponto de partida é o conhecimento empírico (prévio) - 1; Passa pelo conhecimento documental (manual escolar por exemplo que é fundamental na aprendizagem) - 2; O coerente (diálogo entre o que tenho e o que se adquire) - 3; O conhecimento integrado - 4; E por fim o aplicado - 5.  
    A autora apresenta também no seu texto o que deve ser O Papel Do Professor, em que diz que nas pesquisas sobre o espaço vivido o Papel de Animador - exercício diagnóstico; depois, nas pesquisas sobre o espaço fundamentado tem o Papel de Expert - escolhe os documentos e são os especialistas do assunto a abordar; já nas pesquisas sobre o espaço integrado e voluntário tem o Papel de Educador - confronta os resultados da etapas precedentes. 
    Depois de termos acabado o texto de Mérenne Schoumaker, passámos à visualização do documento do Perfil Dos Alunos À Saída da Escolaridade Obrigatória 2017. Este, de base humanista, está assente em Competências (combinação complexa de conhecimentos, capacidades e atitudes); Princípios, Áreas de Competência e Valores; e também Implicações Práticas. Após esta ligeira abordagem ao Perfil Dos Alunos, finalizámos com as Aprendizagens Essenciais da Geografia em que estas são compostas por 3 áreas de competência, seno elas: o localizar e compreender; problematizar e debater (fenómenos físicos e humanos); e comunicar (apresentar os resultados) e participar (intervir/envolver/ o que fazer).


O sumário desta aula foi: Merenne Schoumaker - conhecimento prático, intuitivo, documental, integrado e coerente e aplicado.

Nova Metodologia Para O Estudo De Factos e Conjuntos Espaciais
Nova Metodologia Para O Estudo De Factos e Conjuntos Espaciais - B.Mérenne Schoumaker


Comentários